7 táticas simples pra aumentar sua autoconfiança em qualquer evento

Quando estamos participando de um evento e queremos realizar um networking efetivo, nada é mais importante do que a sua autoconfiança e seu verdadeiro desejo de gerar valor para os outros.

NADA!

Parcerias de sucesso, amizades duradouras, investimentos no seu negócio surgem a partir de pessoas que conhecemos nesses eventos.

Então, saiba como se preparar para maximizar suas chances de contatos que impulsionarão o seu sucesso.

Foi assim que me tornei um parceiro do meu mentor Eben Pagan (um dos maiores Experts de empreendedorismo e marketing digital do mundo).

Então, vamos às dicas pra você realizar networking com qualidade e se dar bem nos eventos?

1- Prepare-se pesquisando

As coisas que você precisa ter claro na sua mente antes de ir ao evento é:

  • Qual RESULTADO as pessoas que estarão no evento estão procurando obter?
  • Quais os problemas que essas pessoas estão enfrentando?
  • O que está impedindo essas pessoas de obter o resultado em questão?

Quando você sabe as pessoas estão buscando, é muito mais fácil saber como se conectar com elas.

Conheci um amigo da República Tcheca dessa maneira.

A gente se conheceu num evento em NY e depois de alguns minutos de conversa ele me deu um papel com dicas específicas e passo-a-passo relacionadas ao que as pessoas daquele encontro estavam buscando.

Foi ele me dar o “presente” e pronto! Conexão instantânea.

Ele mostrou que estava interessado em me ajudar e não em ter a minha amizade por algum interesse.

Por mais simples que o material fosse, ele tinha ganhado a minha apreciação pelo gesto.

Isso só foi possível porque antes ele respondeu as perguntas acima e se preparou para gerar valor pras pessoas que lá se encontravam no evento.

2- Chame atenção de maneira única

Essa é uma dica simples mas poderosa que aprendi isso com amigos PUAs (sigla que designa homens especializados na arte de sedução de mulheres) lá dos EUA.

Eles sabem o quão importante é demonstrar personalidade e autoconfiança através da maneira que nos vestimos.

Isso serve tanto para obter atenção tanto das mulheres quanto dos homens e é uma excelente maneira de mostrar que você não é como os outros. Você é você!

Desse modo, os PUAs sempre tem alguma característica na forma com que se vestem que é totalmente diferente das outras pessoas.

E esse detalhe pode ser uma excelente maneira de começar conversa com outras pessoas.

Pode ser um brinco, um broche, um lenço, enfim… algo que dê a você um toque único e especial e que diferencie você das outras pessoas.

3- Informe-se com antecedência

Num mundo abarrotado de informação, é preciso saber selecionar qual tipo de informação é relevante para nós.

No caso de se preparar para um evento, procure estar a par do que está acontecendo dentro do contexto do que as pessoas estão buscando e que você descobriu no passo 1 acima.

Além de gerar valor pras pessoas, estar informado demonstra que você sabe do que está falando e, por isso, merece ser ouvido.

4- Elogie com sinceridade

Saiba reconhecer as qualidades das outras pessoas.

Uma excelente primeira maneira de elogiar é falar sobre o quanto você gostou do que a pessoa está vestindo.

Apenas cuidado para não parecer que está querendo flertar com a pessoa. Faça o elogio de maneira sóbria.

O elogio não deve ser sobre a roupa em si, mas em como a roupa mostra a personalidade única da pessoa.

5- Saiba se posicionar durante os intervalos

Você vai conhecer mais pessoas durante os intervalos.

Portanto, saiba se posicionar.

Não é no canto da sala. Nem ficando sentado na sua cadeira.

É ficando perto da mesa do buffet.

Fique o tempo suficiente para puxar papo com algumas pessoas. Muito cuidado para não parecer aqueles “mortos de fome” que não saem do lado da cesta de pão-de-queijo, nem aqueles “malas” que estão carentes de encontrar alguém pra conversar.

Aja com autoconfiança.

O que nos leva ao ponto número 6…

6- Mentalize

Nosso cérebro não sabe distinguir a diferença entre realidade e ficção.

Então, aumente sua autoconfiança mentalizando que você é o anfitrião (ou anfitriã) do evento.

Sempre que termino de falar com alguém, agradeço a pessoa por estar lá e por dar a oportunidade de nos conhecermos.

7- Fale com os (aparentemente) isolados

Algumas pessoas se sentem meio que isoladas nos eventos. Ou porque ainda não encontraram seus amigos, ou porque não conhecem as pessoas que lá estão.

Se você se aproxima para falar com elas, elas ficarão muito agradecidas por você estar ajudando-as a “quebrar o gelo” do evento.

Não pense que os isolados são os “coitados” ou as “pessoas desinteressantes” do evento.

Certa vez eu fui conversar com um rapaz que estava sozinho olhando pras pessoas e parecia não conhecer ninguém.

Conversei com ele e acabei me tornando amigo.

Depois descobri que ele é um mexicano conhecido como um dos maiores infoprodutores do mundo. Um ano antes, ele havia sido matéria de um artigo da Forbes nos Estados Unidos.

Nunca subestime os sozinhos. Independentemente de quem eles sejam todos temos características únicas e muito a aprender/ensinar com as pessoas.

E você? Já fez alguma amizade ou parceria em algum evento?
Compartilhe a sua estratégia deixando seu comentário abaixo, combinado?!

DEIXE SUA MENSAGEM

Por favor coloque seu comentário
Por favor, coloque seu nome