Você já garantiu a sua aposentadoria?

Já imaginou chegar no final da sua vida, aos 40 minutos do segundo tempo e não ter perspectiva de uma aposentadoria decente?

Artistas, empreendedores, profissionais autônomos sofrem com esse problema.

Trabalham a vida toda, mas quando ficam velhos não conseguem ter uma renda que dê o seu conforto de acordo com sua qualidade de vida…

Nesse caso, só resta recorrer aos filhos, aos familiares e até mesmo viver de favor.

Mas obviamente não queremos que isso aconteça com você.

Então,  vamos falar abaixo sobre algumas atitudes que certamente irão te ajudar a seguir um caminho onde você possa envelhecer tranquilo e se aposentar com mais tranquilidade.

Vamos falar sobre alguns deles:

1. INVISTA EM APRENDIZADO

Aprendizado nunca é demais, e não ocupa espaço, né?

Não importa qual seja sua área de atuação — esteja sempre aprendendo algo novo. 

O artista, em especial quem está no meio musical, precisa estar em constante transformação, aprendendo algo novo todos os dias.

É só pensar nas plataformas digitais e nas redes sociais, que atualizam seus algoritmos todas as semanas, e você precisa estar por dentro do que funciona, e do que já ficou ultrapassado.

Além disso, musicalmente você também precisa estar sempre em evolução, acumulando conhecimento e fazendo com que ele se transforme em conteúdo para a sua carreira.

Hoje em dia, o consumidor de música em plataformas de streaming está acostumado a ter novidades todas as semanas, e para isso você precisa investir em aprendizado.

2. SEJA EMPREENDEDOR

O ideal é andar com as suas próprias pernas. 

É importante que o artista tenha uma equipe que o apoie no dia a dia, mas você também precisa ser empreendedor de si mesmo.

Você precisa entender onde investir, o que vale a pena para a sua carreira e o que não vale, e saber os seus limites como artista também.

A Anitta é um bom exemplo de empreendedorismo: ela soube vender sua imagem e projetar sua carreira. Hoje ela empreende, inclusive, sendo empresária de novos artistas.

3. APRENDA A FAZER MARKETING E DIVULGAÇÃO

Saiba se vender! 

É isso mesmo, não tem que se ofender com a frase.

“Se vender” não significa deixar de acreditar nas suas convicções, ou aceitar tudo que um empresário te oferecer em troca de fama e dinheiro.

O ponto aqui é colocar sua cara na rua!

Não adianta fazer composições incríveis, música inovadoras, gravar um álbum inteiro se você não tiver um projeto de marketing e divulgação.

É parte do seu trabalho como artista planejar o marketing da sua campanha de lançamento, e saber como divulgar o seu produto

Você vai ter que aprender a vender seu peixe!

4. SE ASSOCIE COM PESSOAS FODAS

Parece óbvio, mas também parece muito difícil, eu sei.

A boa notícia é a seguinte: não é tão difícil quando você pensa.

Com as redes sociais, hoje em dia é muito mais fácil entrar em contato com alguém que você considera uma referência na sua área. 

Você pode E DEVE enviar mensagens, DMs, emails, participar de workshops e palestras com pessoas que considera relevantes.

Faça networking, procure sua turma. 

Você pode estar perdendo chances por não participar dos eventos relacionados ao seu nicho!

Esses passos parecem simples, mas acredite, eles podem garantir a sua aposentadoria tranquilamente.

A aposentadoria do artista depende muito do próprio planejamento e de como você vai investir em si mesmo ao longo da sua carreira!

Acredite, todo investimento que você faz no seu conhecimento e na melhora da sua arte irá se reverter em resultados para sua carreira (e no seu bolso).

Faça um planejamento para a sua carreira, invista em conhecimento e procure sempre estar cercado de pessoas que estão com você pra somar.

Bora tomar ação e se preparar para uma aposentadoria “mara”.

Concorda? Discorda? Quer deixar sua opinião, dúvida ou mesmo mostrar esse artigo pra alguém?

Então comenta abaixo e use os botões para compartilhar nas suas redes sociais.

Fui.

DEIXE SUA MENSAGEM

Por favor coloque seu comentário
Por favor, coloque seu nome